terça-feira, 3 de junho de 2008

O Alquimista

Ficha de Leitura




Bibliografia:

Autor: Paulo Coelho

Título: O Alquimista


Editora: Pergaminho

Local e data: Cascais, 2003



Referência Bibliográfica: COELHO, Paulo, O Alquimista, Cascais, Pergaminho, 2003




Informações biográficas sobre o autor:

Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro, em 1947. Viajou por todo o mundo só depois começou a escrever o que teve muito sucesso, sendo um dos cinco autores mais lidos em todos os países do mundo, incluindo Portugal. Ganhou vários prémios importantes, entre os quais, o de Chevalier de l`Ordre National de la Légion d`Honneur, na França, o prémio Bambi da cultura, na Alemanha e também a distinção máxima do Fórum Económico de Davos, na Suiça. É Conselheiro Especial da UNESCO e do Centro Shimon Peres para a Paz.


Resumo da Obra:

Santiago é um jovem pastor da Andaluzia. Cada dia é passado com as suas ovelhas em campos, prados, aldeias desconhecidas, contudo um dia abandona o seu rebanho para ir em busca de uma quimera: realizar o seu destino e cumprir a sua Lenda Pessoal.
Tem duas vezes o mesmo sonho, não o compreende mas mesmo assim deseja-o. Procura pessoas capazes de interpretar os sonhos e todas lhes dizem o mesmo: luta pelo teu sonho. Até que encontra um Rei, este dá-lhe uma lição de vida que o acompanhará para sempre e Santiago parte em direcção ás Pirâmides do Egipto, para tal vende as suas ovelhas.
Ao chegar a África é assaltado e tenra desistir do seu sonho, mas uma súbita recordação fá-lo voltar a ter forças e voltar a seguir em frente. Pelo caminho, encontra uma Loja de Cristais, e aí tenta ganhar dinheiro. Consegue mudar o mundo do Mercador de Cristais e duplicar os lucros. Passado um ano decide voltar para as suas ovelhas mas a recordação do Rei volta e assim o Pastor decide continuar a lutar pela sua Lenda Pessoal.
As dificuldades eram muitas – o deserto era uma delas – e a vontade de realizar o seu sonho era maior que o Universo. Assim decide viajar numa caravana, onde conhece um Inglês que tenta encontrar um Alquimista (era a sua Lendo Pessoal). Santiago descobre que todos andam atrás de um sonho, a maior parte das pessoas sem saber qual é o seu. Como no deserto existia uma guerra entre os clãs, a caravana parou num oásis. Aqui o Pastor encontrou Fátima que viria a ser sua esposa e assim quase desisti do seu sonho. O Alquimista (que vivia no oásis) encontrou Santiago e assim ajudou-o a seguir o seu sonho. Ensinou-o a seguir os sinais e a ouvir o seu coração.
Santiago esteve à beira da morte por duas vezes, mas a vontade de realizar um sonho e a persistência levaram-no ao seu tesouro, e assim realizar o seu sonho.


Citações Relevantes:

“E quando estas pessoas se cruzam, e os seus olhos se encontram, todo o passado e todo o futuro perdem qualquer importância, e só existe aquele momento, e aquela certeza incrível de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma Mão. A Mão que desperta o Amor, e que faz uma alma gémea para cada pessoa que trabalha, descansa e busca tesouros debaixo do sol. Porque sem isto não haveria qualquer sentido para os sonhos da raça humana.”
“…diz-lhe que o medo de sofrer é pior que o próprio sofrimento. E que nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca dos seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de encontro com Deus e com a Eternidade.”
“Quem vive a sua Lenda Pessoal, sabe tudo o que precisa saber. Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar.”


Comentário pessoal sobre a obra:

O Alquimista é um livro que retrata o sentido da expressão: o sonho comanda a vida. É uma óptima lição de vida e coragem. Mostra que “quando um Homem sonha a obra nasce”.
Um livro que nos mostra que, realmente, existe um sentido profundo para a nossa vida e como é importante sonhar, mas para além disso mostra que nunca se deve desistir de um Sonho…

Sem comentários: