terça-feira, 3 de junho de 2008

Veronika Decide Morrer

Ficha de Leitura



Bibliografia:

Nome do autor: Paulo Coelho

Título: Veronika Decide Morrer

Editor: Pergaminho

Local e data: Cascais, 2004


Ref. Bibl.: COELHO, Paulo, Veronika decide morrer, Cascais, Pergaminho, 2004





Informações sobre o autor:

Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro, em 1947. Viajou por todo o mundo só depois começou a escrever o que teve muito sucesso. Ganhou vários prémios importantes, entre os quais, o de Chevalier de l`Ordre National de la Légion d`Honneur, na França, o prémio Bambi da cultura, na Alemanha e também Conselheiro Especial da UNESCO.


Resumo:

Neste livro é retratada a vida de Veronika. Ela, com 24anos, tinha juventude, beleza, amigos, pretendentes, uma família que a ama, um emprego que a satisfaz, contudo falta alguma coisa na sua vida. Por isso, numa manhã fria de Novembro ela decide morrer.
Toma muitos comprimidos, esperando que a morte venha devagar, enquanto observa a praça de Lubljana e lê uma revista. Adormece. Quando acorda encontra-se no Sanatório em Villete. Aí descobre que tem poucos dias de vida porque o seu coração, devido aos comprimidos, ficou fraco.
Começa, de uma maneira involuntária, a fazer amigos e a mudar o modo de pensar nas pessoas mais próximas naquele sanatório. Até que se apaixona por Eduard, um esquizofrénico, que gostava, de passar as noites a escutar o som da música que ela tocava ao piano. Todos, incluindo ela, sentem a importância de viver. Veronika passa a viver cada minuto e cada segundo, como se fosse o último, agarrando-se o mais que pode à vida.


Citações:

“ Todos nós vivemos no nosso próprio mundo. Mas se tu olhares para o céu estrelado, verás que todos esses mundos diferentes se combinam, formando constelações, sistemas solares, galáxias.”


Comentário:

Na minha opinião é uma excelente lição de vida. Retrata como, estando próximos da morte, é que damos conta como a vida é importante para nós.
É um livro que faz com que o leitor reflicta sobre o sentido da existência, dos limites da loucura. Este livro revela a escolha entre a vida e a morte que tem que ser feita a cada momento.
Um livro que toda a gente deveria ler…

1 comentário:

Mirandu disse...

Sem dúvida, um dos melhores livros que li. :).