terça-feira, 3 de junho de 2008

Os Filhos da Droga

Ficha de Leitura



Bibliografia:

Autor: Christiane F.

Título: Os Filhos da Droga

Editora: Círculo de Leitores

Local e data: Lisboa, 1981


Referência Bibliográfica: F., Christiane, Os Filhos da Droga, Lisboa, Círculo de Leitores, 1981



Informações biográficas sobre o autor:

Com apenas treze anos, Christiane era uma junkie e prostituta. O livro sobre a sua vida exalta a liberdade mas ela, passados dez anos, é um exemplo vivo e verdadeiro, um modelo das consequências que a droga acarreta para a existência humana.
O apartamento onde ela vive faz parte de um antigo prédio, tem três cómodas e, na sala de estar, há um sofá de couro, um colchão e um caixão preto.
Tornou-se um símbolo da geração junkie e ainda sobreviveu ao terrível mundo da droga


Resumo da Obra:

Com apenas seis anos, Christiane muda de casa. Sai da sua pacata aldeia e viaja rumo a Berlim, para aí passar a viver. Ela pensava que tudo iria ser diferente, que iria brincar e ser feliz, com a companhia dos seus pais. Contudo, as coisas não correram como ela pensava e rapidamente percebeu que a sua vida iria ser diferente do que tinha planeado. Praticamente todas as brincadeiras de criança eram proibidas naquela nova cidade, Berlim, e o pai agredia tanto a ela como à sua irmã ou mesmo à sua mãe.
Os anos vão avançando e, devido ao seu ambiente familiar, Christiane torna-se numa menina rebelde, orgulhosa e muito exigente consigo própria.
Quando tinha somente doze anos, Christiane possui a liberdade para frequentar o Clube de Jovens da sua zona e é nesse local que, pela primeira vez, experimenta haxixe. O haxixe foi o primeiro passo para o que viria a seguir: estimulantes ou mesmo tranquilizantes. Christiane envolve-se de tal maneira com esses produtos químicos que passa a viver dependente deles. Nesse asqueroso local, Christiane apaixona-se pela primeira vez, todavia esse rapaz só quer sexo com ela, chegando mesmo a forçá-la a ter relações sexuais.
Passados alguns meses, Christiane começa a frequentar uma discoteca, contudo essa discoteca apresenta uma particularidade: encontra-se sempre repleta de drogados e viciados em álcool. Aqui ela conhece Detlef, tornando-se logo grandes amigos e, mais tarde, começam a namorar. Nesta altura, Christiane decide dar um passo em frente e experimentar heroína, cheirando apenas e não injectando-se. Passado pouco tempo, torna-se dependente desta droga forte, até que um dia dá o grande salto e decide injectar-se. Após este momento, a vida de Christiane dá uma grande reviravolta. Com o passar do tempo ela fica mais e mais dependente da droga e cada vez com menos dinheiro. Detlef, ao verificar tal facto, opta por entrar no mundo da prostituição, com o objectivo de ganhar dinheiro, tanto para a sua dose diária, mas também para a da sua namorada.
Esta situação arrasta-se por alguns meses. De longe a longe, tanto Christiane como Detlef decidem fazer desintoxicações, mas sempre ineficazes. Christiane, não se encontrando bem com a situação em que estava, decide também ela entrar no mundo da prostituição, uma vez que a cada dia que passava a droga era cada vez mais o seu alimento, a sua fonte para a sobrevivência.
Todos os dias, aparecem nos jornais as várias vítimas, cada vez mais jovens, de heroína, notícias que levam Christiane a decidir tratar-se. Apesar dos muitos tratamentos a que é sujeita, não consegue viver sem a sua picadela diária, sendo presa várias vezes.
Certo dia, ao injectar-se, com a sua dose matinal na casa de banho, a mãe descobre que a filha é uma drogada. Seus pais, que na altura se encontravam separados, decidem dar as mãos e juntar forças para tentarem salvar a filha. Após muitas fugas, de várias clínicas, e renúncias por parte de Christiane, os seus pais decidem levá-la para a Alemanha Ocidental. A viver com a sua avó e, sobretudo, longe do mundo da droga, do sofrimento da perda inevitável dos seus amigos devido à heroína, longe das tentações, Christiane é hoje uma mulher saudável sem qualquer tipo de dependência.


Citações Relevantes:

“O pai só odiava a família e também repudiava totalmente.”; “ aquela droga terrível, a heroína, tinha caído em Gropiusstadt com a violência inesperada de uma bomba.”; “ – Ouve, acabou-se o cheirar heroína! Desta vez vou-me picar,”; “… as coisas não podiam continuar assim e propôs que fizéssemos prostituição juntos.”; “o viciado continua a drogar-se unicamente para evitar os cruéis sintomas da carência da droga.”.


Comentário pessoal sobre a obra:

Como se trata de uma história verídica, cativou-me.
No meu ponto de vista, é uma obra que transmite uma mensagem muito importante, dando especial relevo, para os jovens, às atitudes certas e erradas, positivas e negativas a tomar ao longo da nossa vida. Neste caso, mostra-nos que o caminho da droga não resolve os nossos problemas, antes pelo contrário, só nos afasta das pessoas que amamos.
É um excelente exemplo de força e coragem. Se acreditarmos que somos capazes, tudo é possível e, se ao nosso lado existir amor, todos os espinhos da vida transformam-se em pétalas.
A vida é só uma, devemos aproveitá-la, agarrá-la com unhas e dentes e não estragá-la percorrendo caminhos sem fim à vista, povoados com muito sofrimento e dor à mistura.

1 comentário:

Daniela Nascimento disse...

Olá,
Desde já dou os meus parabéns.
Sou de acordo consigo, e acho que a falta de orientação e comunicação sobre este tipo de assuntos entre os adolescentes e os adultos é um grande problema.
Já li o livro 2 vezes, acho que é um livro muito completo e que dá orgulho de ver que a Christiane conseguiu recuperar e sair do mundo em que estava a perder a sua vida.