terça-feira, 3 de junho de 2008

A Conspiração


FICHA DE LEITURA



Bibliografia:

Autor: Dan Brown

Título: A Conspiração

Editor: Bertrand Editora

Local e Data: Lisboa, 2005


Referência bibliográfica: BROWN, Dan, A Conspiração, Lisboa, Bertrand Editora, 2005


Dados biográficos do Autor:

Dan Brown é formado pelo Amhest College and Phillips Academy e durante anos deu aulas de inglês até conseguir realizar o seu sonho: ser escritor.
Filho de um eminente matemático vencedor do Presidential Award, que tinha como hobby a música sacra, Dan Brown cresceu rodeado de livros de filosofia, ciência e religião, factor que contribuiu significativamente para a sua formação e para a elaboração das suas obras: O Código Da Vinci, Anjos e Demónios, A Conspiração e Fortaleza Digital.


Síntese da Obra:

Em pleno gelo do Árctico, a NASA descobre um estranho objecto enterrado nas profundezas da Plataforma de Milne. Uma descoberta arrebatadora quer para a agência espacial quer para a futura eleição presidencial.
Para constatar a veracidade do meteorito, que continha fósseis, são chamados civis, entre eles a filha do Senador, Rachel Sexton, e o erudito e carismático Michael Tolland. Eles assistem entusiasmados à extracção do meteorito, contudo, o poço de extracção apresenta alguns mistérios: organismos bioflorescentes. A bomba rebenta e a autenticidade do meteorito é posta em causa. E eis que acontece o impensável: a equipa de civis cai numa emboscada operada por uma equipa de assassinos.
A luta pela sobrevivência passa a ser o ponto fulcral naquela paisagem inóspita e letal e tudo porque são detentores da verdade mais surpreendente já alguma vez vista. Naquele dia, as pessoas em que mais confiavam encontravam-se, só e simplesmente, do lado oposto, querendo arrastar o mundo para a mentira. Ninguém, em lado nenhum, se encontra em segurança. A ambição pelo poder faz com que se esqueça tudo e todos, não olhando a meios para se atingir os fins.
Contudo, a verdade surge e descobre-se que se trata da mais espantosa e audaz conspiração alguma vez vista, levando o mundo para um turbilhão de controvérsia.


Citações:

“ Tens de arranjar tempo para as coisas importantes, Rachel. Sem amor, nada mais tem significado.”; “…Rachel sentia os problemas do mundo exterior esbaterem-se atrás de si. Entrava no mundo da sombra. Um mundo onde os problemas ribombavam como comboios de mercadorias, e onde as soluções eram encontradas com pouco mais do que um sussurro.”; “Encontrar a verdade. Trabalhar sobre ela.”; “Tentam o impossível, aceitam o fracasso e depois voltam para o estirador, enquanto nós recuamos e criticamos.”; “…todos os desafios podem ser ultrapassados se se disser a verdade, independentemente da forma como esta seja exprimida.”; “Bem, …, mais cedo ou mais tarde, todos temos de deixar para trás o passado.”; “…Tolland apercebeu-se de que estava a aprender. Uma profunda preencheu-lhe subitamente a alma. Apercebeu-se de que era felicidade. E com ela, surgiu uma esmagadora vontade de viver.”; “A vida está cheia de decisões difíceis, pensou. E os vencedores são aqueles que as tomam.”; “ – Por favor tenha medo… - (…)- Na espécie humana, as emoções de medo e de excitação sexual estão associadas.”


Comentário pessoal:

A obra A Conspiração trata-se de um livro simplesmente magnífico. Prende o leitor do início ao fim, não se conseguindo parar de ler. Cada página apresenta o seu mistério e a sua magia.
Foi um livro que me cativou pelos mais variados motivos, tais como a escrita de fácil compreensão e acessibilidade; história onde existe um turbilhão de emoções, medo, pânico total, surpresa, entusiasmo, amor, … mas também muita imaginação envolvendo organizações e tecnologias reais. Apresenta lições de vida que colocam o leitor a reflectir no verdadeiro sentido da palavra poder e verdade. Uma história comovente e enigmática, uma vez que a súbita mudança de acontecimentos evidencia a mão implacável do destino e a luta incansável pela sobrevivência quando se vê a morte no passo seguinte.
Ao ler o livro tem-se a capacidade de imaginar o cenário e sentir as emoções que percorrem e invadem as personagens. Uma incrível capacidade de suspense que suga o leitor para a história e onde todas as peças do puzzle se encaixam na perfeição.
Quando cheguei à última página, a minha vontade era de ir, novamente, para a primeira…

1 comentário:

Anónimo disse...

Que livro fantástico, eu li e reti! lol
É uma história muito bem conseguida, com muito suspanse á mistura e uma granda lição de vida!
Penso que a tua interpretação e apreciação da obra foi muito boa continua assim Filomena!
Bjos